Fábio Benites

Benites Reeds Banner

Fábio Benites é natural de Brasília e começou seus estudos musicais no Colégio Militar da mesma cidade, onde tocou saxofone na Banda do Colégio Militar. Para começar sua profissionalização musical, ingressou no curso de música na Universidade de Brasília, onde se formou Bacharel em Fagote com o professor Ebnézer Nogueira, Bacharel em Saxofone com o professor Vadim Arsky e Licenciado em Música, e também estudou na Escola de Música onde concluiu o curso Técnico em Fagote com a professora Cristina Porto. Para aprofundar seus conhecimentos instrumento, foi aos Estados Unidos onde realizou o curso de Mestrado em performance com Benjamin Coelho na University of Iowa e Doutorado em performance Jeff Keesecker na Florida State University onde defendeu a tese “A influência do choro em peças solo para fagote de Francisco Mignone e música de câmara com fagote de Heitor Villa-Lobos”.

Participou de festivais de música como o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, International Jazz Festival, Festival de Música nas Montanhas, Festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, onde pode ter aulas de fagote com Fábio Cury, Elione Medeiros, Janet Grice, Ronaldo Pacheco e aulas de saxofone e jazz com Mike Tracy, Anderson Pessoa e Sérgio Galvão. Foi fagotista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Tallahassee Symphony Orchestra, Panama City Pops Orchestra, Valdosta Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica de Goiânia e também tocou como convidado na Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Bachiana Brasileira, Orquestra Filarmônica de Brasília, Coro Sinfônico da UnB, Ocala Symphony Orquestra e outras. Desenvolveu trabalho de música de câmara com o octeto de sopros Vento Brasil e o combo de jazz Quarteto 251. Como docente substituiu o professor Ebnézer Nogueira na Universidade de Brasília, ministrando aulas de Fagote, Apreciação Musical, Análise e Flauta Doce, foi professor de fagote na Academia da Orquestra Sinfônica de Goiânia e professor de teoria musical e fagote na Escola do Futuro em Artes Basileu França em Goiânia.

Atualmente é professor de fagote e música de câmara da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), ministra aulas de fagote e manufatura de palhetas nas Oficinas de Música da EMAC-UFG e tutor de teoria musical pela Universidade Aberta do Brasil (UAB-UnB)